Mission Statement


Reconstrução do Castelo de Kumamoto

Projeto: Donativos para a Restauração do Castelo de Kumamoto

Princípios básicos <Restauração Ativa>
Esta mensagem está sendo transmitida em japonês e em idiomas europeus como inglês, alemão, francês, italiano, espanhol, entre outros. E também em línguas asiáticas como coreano, indú e chinês.

No decorrer dos dias 14 à 16 de abril de 2016, a cidade de Kumamoto e áreas vizinhas foram vítimas de uma grande calamidade resultante de 2 terremotos .
Apesar do Japão ser um país com constantes abalos sísmicos, a característica de 2 terremotos principais ocorrerem de forma sequencial foi inédita. Na noite do dia 16, quando as pessoas afetadas ainda estavam tentando se recuperar do primeiro grande terremoto, ocorreu um outro praticamente com a mesma intensidade. Este duplo terremoto elevou as áreas afetadas deixando dezenas de mortos, milhares de feridos e desabrigados, e grande número de pessoas com insegurança emocional.

Em Kumamoto, há um famoso castelo no centro da cidade que se enquadra entre os 3 melhores do país. Este castelo, recentemente vêm cativando principalmente os visitantes do exterior, sendo eleito o melhor castelo do Japão pelos turistas estrangeiros nos 2 anos passados. Provavemente, deve haver muitos fãs estrangeiros chocados com as notícias do terremoto que destruiu grande parte deste importante patrimônio histórico.
A história deste castelo vem de remotas eras. Há aproximadamente 400 anos foi reconstruído por Kiyomasa Kato, no mesmo local onde existia o antigo. Kiyomasa Kato foi o general que liderou o exército de Hideyoshi Toyotomi na invasão à península Coreana. Portanto este castelo tem laços históricos com a Coréia. Kiyomasa também era um gênio no campo da engenharia civil, sendo reverenciado pelo povo de Kumamoto por ter influenciado na construção da atual cidade rodeada de beleza natural e é endeusado por muitas pessoas até os dias de hoje.
Outro importante episódio histórico ocorreu durante a era Meiji. Com cerca de 300 anos após a sua reconstrução, o castelo foi palco da maior guerra civil do Japão.
Os visitantes do castelo de Kumamoto, o veem de múltiplos ângulos. Alguns se ressentem pela crua e trágica história, outros se orgulham dos triunfos e há também os que se apaixonam pela beleza única de sua arquitetura.
O castelo cativa não somente o povo de Kumamoto mas os japoneses em geral também idolatram a sua atraente concepção pragmática tendo sua decoração mantida ao mínimo. As paredes de pedras, possuem uma beleza quase que sensual com perfeitas curvas. O renomado diretor de cinema Akira Kurosawa, tinha uma especial paixão pela beleza destas paredes, alicerces e fossos, perpetuando-os através da inspiração de seus cenários, com ângulos que enfatizaram ainda mais a dramaticidade de suas obras.

Infelizmente, o nosso tão precioso castelo, foi vítima deste terremoto sofrendo drásticas perdas. Os muros de pedras que delineavam as mais perfeitas silhuetas ainda mais enfatizadas nas noites de luar, encontram-se agora em ruínas. As torres que ostentavam rígidas paredes de pedra, se trasformaram em uma pilha de escombros. Provavelmente, as pessoas que visitaram e com certeza se apaixonaram pelo castelo, lamentam profundamente a atual aparência desolada.

Não há como evitar desastres naturais. O povo japonês, ao longo de sua história, vem enfrentando inúmeras calamidades, sempre com disciplina, reserva, contenção e união.
No entanto, estando nós entre as vítimas, aparentamos ser passivos diante da situação ao redor, sendo dependentes da ajuda externa. Na realidade, não é bem assim. Exceto em casos raros como um tsunami que assola uma área inteira, a maioria dos desastres naturais destrói uma área parcial.
No caso do terremoto de Kumamoto, estamos diante de uma destruição parcial. Menos de 100.000 pessoas foram seriamente afetados pelos tremores, de uma população de cerca de 800.000. Isto significa que entre 700.000 pessoas, muitos estão aptos à ajudar depositando suas energias para reerguer a região. As áreas que milagrosamente escaparam dos grandes danos são maiores do que as afetadas. Infelizmente, a maioria de nós ficamos em estado de choque sentindo-nos imunes perante uma calamidade.

Neste momento, nós também somos vítimas dos terremotos. No entanto, justamente como vítimas, temos consciência da importância de tomar iniciativas e agir na medida do possível, como um líder dentro da área do desastre. Nosso escritório, embora esteja numa área afetada, se encontra relativamente sem grandes danos. Todos os nossos funcionários estão bem, sem ferimentos. Se ficássemos com cerimônia às perdas das pessoas ao redor e deixássemos de agir, isso não ajudaria ninguém.

O nosso projeto tem como símbolo a reconstrução do Castelo de Kumamoto. Nossos antepassados deixaram como herança, não somente patrimônios históricos, mas também vieram transmitindo a sabedoria e determinação humana que estão vivos em cada indivíduo. Pretendemos oferecer ao mundo um modelo de esperança e força ativa diante de inevitáveis desastres naturais.

Planejamos agir e dispor as informações da reconstrução do castelo na internet. Contrapondo-se às decisões existe a barreira financeira. Abaixo listamos o processo de informar o andamento do projeto para a restauração do Castelo de Kumamoto e necessitamos do apoio de todos para a sua concretização.

1. O andamento e o direcionamento das doações serão divulgados via internet.

2. As doações serão destinadas para os gastos das atividades do projeto e seu conteúdo será divulgado via internet.

3. O relatório das atividades serão periodicamente divulgados via internet uma vez por mês.

4. Após conseguirmos iniciar o recebimento dos donativos juntamente com a divulgação de nossas atividades, será possível trabalhar em cooperação com os municípios locais. E, posteriormente, caso seja de maior êxito incumbir a gestão do projeto aos órgãos públicos, e se estiverem confome os princípios iniciais, será dado este direcionamento.

Juntos, retornaremos a ver o Kumamoto amado por incontáveis visitantes.
Juntos, vamos restaurar e resgatar o radiante Castelo de Kumamoto.
Juntos, poderemos oferecer ao mundo um símbolo de esperança.

Contamos com o seu apoio para a nossa causa e agradecemos a colaboração.


Copyright © 2016 NPO Symphony